A obesidade, geralmente, está ligada à falsa ideia de que é apenas uma consequência de muita comida e pouco exercício físico. Essa é uma questão muito mais complexa, que pode envolver também a genética e outras doenças associadas. Ela pode acometer crianças e adultos.

Obesidade não é o que aparece no espelho ou se mede na balança
A obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. O tratamento da obesidade precisa ser de longa duração. Para além do controle, é preciso evitar outras complicações que aparecem com o tempo e resultam em um menor expectativa de vida. Nas crianças e adolescentes, o excesso de peso costuma causar principalmente doenças do coração, Diabetes Mellitus tipo 2 e problemas psicológicos. Quem tem obesidade na infância tem muito mais chance de se tornar um adulto com obesidade.

Emagrecimento

Emagrecer significa reduzir a quantidade de gordura no corpo, enquanto a perda de peso está relacionada à redução do montante do valor numérico da massa corporal.
• Consuma alimentos ricos em fibras, a fim de prolongar a sensação de saciedade;

• Sempre beba muita água;

• Cuidado com jejuns prolongados, que podem acabar desencadeando a compulsão alimentar;

• Evite dietas restritivas;
Emagrecer é perder gordura corporal, isso significa diminuir o tecido adiposo. Perder peso, por outro lado, é simplesmente diminuir os quilos, o que pode resultar também na perda de massa magra.

Para perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, é preciso praticar atividade física diariamente e ter uma dieta equilibrada, com aumento na quantidade de proteínas e gorduras boas.

Além dos benefícios com a perda de peso e melhora da massa magra, a atividade física previne algumas doenças como o risco de câncer de mama, cólon, reduz a inflamação, doenças cardíacas e diabetes.

É muito importante uma equipe multidisciplinar para ajudar no processo de emagrecimento. Você deve procurar um nutricionista de preferência com experiência em emagrecimento, um endocrinologista para checar toda a parte hormonal e um educador físico para orientar nas atividades físicas.

WhatsApp