O conceito de medicina preventiva surgiu com o intuito de mudar a prática médica, que antes disso era focada somente no tratamento de patologias.

O monitoramento regular da sua saúde e a prática de hábitos saudáveis diminuem significativamente as chances de o paciente sofrer com doenças e suas complicações.

Muitas pessoas deixam para buscar ajuda médica apenas quando já estão sofrendo com doenças que poderiam ter sido evitadas, como: hipertensão, obesidade, diabetes, entre outras.

Por isso, é fundamental investir no acompanhamento e na prevenção da saúde desde os primeiros anos de vida, o que permite a identificação e o tratamento de possíveis riscos.
A especialidade tem como objetivo principal evitar o desenvolvimento de doenças, bem como reduzir os impactos de eventuais problemas na saúde dos pacientes e oferecer uma melhor qualidade de vida para aqueles que estão realizando algum tipo de recurso terapêutico.
Na prática, a medicina preventiva estabelece cuidados diários que ajudam na promoção do bem-estar, como a realização de exames periódicos, adoção de uma dieta balanceada e saudável e a prática regular de exercícios físicos.
Para que a medicina preventiva seja bem sucedida em sua execução, ela é dividida em 4 etapas distintas e cada uma delas apresenta diagnóstico e intervenções ajustadas de acordo com as características que o paciente apresenta.
WhatsApp