O check-up atua de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças. Muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da maioria das doenças.

Muito se fala em praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável quando o assunto é manter a saúde em dia. Porém, algo que é igualmente essencial e muita gente não cumpre a risca são os check ups periódicos. Mesmo estando atento a todo e qualquer sinal do seu corpo, ainda assim, muitas coisas passarão despercebidas se você não realizar avaliações de forma constante.

A importância da realização de check-ups periódicos ocorre por conta de diversos fatores, mas dois são fundamentais para você manter o controle da sua saúde:

Ajudar a prevenir doenças: mesmo que você esteja se sentindo muito bem, sem queixas de nada, fazendo exercícios, comendo da forma correta, ainda assim não estará livre das doenças. Porém, realizando os check ups, é possível prevenir muitas dessas doenças. Tendo as informações em mãos e as orientações corretas, você pode reverter um possível quadro que ainda não manifestou-se com intensidade no organismo. O cigarro por exemplo, é algo que afeta os pulmões ao longo dos anos e talvez você nem perceba que a cada mês ou ano, a sua saúde está ficando pior. Porém, os exames conseguem determinar com clareza como está o seu corpo e o que você deve fazer para mantê-lo saudável, evitando por exemplo, o aparecimento de um câncer pulmonar.
Diagnosticar doenças já instaladas: além disso, os check ups são essenciais para diagnosticar doenças que estão instaladas em seu corpo e talvez você nem saiba. Colesterol alto, diabetes, hipertensão, entre outras doenças instalam-se de forma silenciosa no organismo e muitos só têm conhecimento do seu aparecimento quando já estão em estado grave. Porém, os exames periódicos conseguem detectá-los e logo apontar quais são os melhores tratamentos para evitar que essas doenças avancem ou ainda até reverter o quadro totalmente, eliminando possíveis problemas.
De forma geral, os check ups devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano. Porém, principalmente em relação a pessoas que sofrem com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, a frequência ideal é a cada seis meses, bem como obesos e fumantes.
WhatsApp